Aqui se faz, aqui se paga?

De Cartola

Excursão à Unicamp...

Fomos de ônibus fazer uma visita à Unicamp no ano do pré vestibular (se não me engano) e; nessa viagem; a diversão preferida do Cartola era botar a cabeça pra fora do ônibus e gritar enlouquecidamente para cada uma das mulheres feias que via pela rua: - Maminha chocha!


O problema é que o motorista do ônibus se perdeu antes de chegar à Universidade e ficou dando voltas no mesmo quarteirão... Em função disso; uma das “Maminhas Chochas” que acompanhava o marido na lavagem do carro em uma das calçadas do lado direito do ônibus era xingada várias vezes; sem perdão pelo ensandecido do Cartola.


Eu e a Fabiana; como sempre; estávamos sentadas lado a lado: eu na janela e a Fabi do meu lado esquerdo...


Lá pela 10ª volta; acho que o marido da tal Maminha se enfureceu e esperou o ônibus chegar bem perto. Quando estávamos bem na frente dele; pegou um balde cheio de água suja (restos da lavagem do carro; graxa e tudo o mais que a sua ira tivesse despejado ali) e arremessou em nossa direção. Eu; que estava com a cara pra fora da janela; pressenti o perigo e me encolhi; buscando a proteção do vidro... A pobre da Fabi; que nem imaginava que o cara tava na espreita; aproveitou que eu saí da frente e meteu a cara pra fora; buscando ver quem o Cartola xingaria dessa vez... Resultado: o cara acertou em cheio a cara da Fabi!!! Tadinha... E o infeliz do Cartola não recebeu; sequer; uma gota d’água nas fuças!