Palestras de Software Livre

De Cartola

O que é

Um grupo de palestrantes que mantém um registro de palestras disponíveis para a criação de um evento de palestras ou oficinas relacionadas a Software Livre.

A que se presta

Qualquer instituição ou pessoa pode solicitar um evento de qualquer tamanho, de uma palestra a vários dias de palestras e cursos.

A ideia é ter um cadastro atualizado de palestras e palestrantes disponíveis para divulgar o software livre e temas afins, como por exemplo a economia solidária. O enfoque é geral, tanto em ferramentas quanto na ideologia que trás o software livre. Questões como a geração de bens públicos com o dinheiro público, de melhor distribuição de renda, de favorecimento do pequeno empreendedor, da manutenção dos recursos financeiros nas comunidades locais e várias outras.

O Processo de Solicitação Externa

  • Solicite seu evento ou palestras e cursos para seu evento:
    • entre em contato com o grupo
    • defina as datas, agenda e palestras ou interesses
    • se preferir montamos a grade ou ajudamos a montá-la
    • confirmamos quem está disponível para o período desejado e fechamos a agenda

Outra vertente é o grupo procurar instituições oferecendo um ciclo de palestras ou cursos. A formatação da grade será sempre um processo interativo.

Custo

A ideia é que os palestrantes façam suas palestras voluntariamente, o que não impede que o evento ou instituição patrocine transporte, estadia ou mesmo honorários aos mesmos. A contrapartida à gratuidade do palestrante é a gratuidade do evento aos participantes. Não havendo contrapartidas deve se negociar cachês para os palestrantes.

O Processo Inicial do Projeto

Inicialmente imaginamos as seguintes etapas:

  • Captação de palestrantes
  • Formação do grupo gestor
  • Estruturação do modo de operação
  • Cadastro de parceiros, contatos e alvos para oferecimento de palestras
  • Início dos contatos ativos + Disponibilização do cadastro para contatos externos

É necessário detalhar melhor e trocar ideias sobre esses itens.

Os Processos Cotidianos do Projeto

Algumas atividades tem que ser sempre conduzidas para a manutenção do projeto. É necessário detalhar melhor.

  • Recadastramento dos palestrantes, verificando se ainda estão disponíveis
  • Busca de novas palestras, temas e palestrantes para manutenção do cadastro
  • Busca de novos contatos para oferecimento de palestras
  • Registro histórico dos eventos ocorridos
  • Divulgação do projeto

Contatos

Os participantes grupo pode ser encontrados pelo email slrj@googlegroups.com.

Um contato alternativo é o Meuend.png.

As Palestras

Conceituais

  • Como a Lei está Estrangulando a Criatividade
Tipo: Palestra
Resumo: Proponho a discussão de como a lei e a falta de bom senso nas questões de direitos autorais e de patente podem inibir a criatividade e a evolução tecnológica. Durante a apresentação são colocadas algumas questões discutidas com a plateia. Palestra inspirada no vídeo de Larry Lessig, da Creative Commons, apresentado no site TED.
Duração: 1h
Palestrante/Instrutor: Cartola
Material:
Estrutura necessária: Projetor, Microfone
Nível: Introdutório
Histórico: Document Freedom Day 2013 - RJ, CONSEGI 2013, GNUGraf 2013
  • A Economia Solidária
  • Ensino a distância com Moodle
Tipo: Curso/Palestra
Resumo: Apresento uma proposta de como implementar um curso a distância com a ferramenta moodle, incluindo sugestões didáticas e pontos chave de como conduzir o curso, incluindo: motivação dos alunos, incentivo a participação, proposição de tarefas de diferentes tipos, a importância da avaliação, a importância de algumas informações ao aluno antes do curso, etc. Não é uma palestra técnica sobre a instalação ou infra-estrutura da ferramenta, apenas sobre seu uso.
Duração: 16h presenciais + 10 a distância (curso), 1h (palestra)
Palestrante/Instrutor: Cartola
Material: Mapa da mente em freemind
Estrutura necessária: Curso: projetor, laboratório (navegador); Palestra: projetor
Nível: Introdutório
Histórico: dez/2010 curso presencial interno na Petrobras, 2012 palestra no SINDPD-RJ
  • História e Conceitos do Software Livre e a Origem do Linux
Tipo: Palestra
Resumo: Para quem se inicia no Software Livre, é muito importante que possua conhecimentos sobre a história que mostra a ideia original da filosofia e dos conceitos do SL, mostrando que ao contrário do que é dito pelos que se opôem a esse modelo, O SL é estimulador da iniciativa individual empreendedora, valoriza o conhecimento e a criatividade e permite acesso às ferramentas necessárias ao seu crescimento. Além de que, essa palestra é formadora de opinião, os jovens são nosso futuro, precisamos e devemos passar a eles essa valiosa informação, que será a vacina que os tornarão imunes às investidas do pensar proprietário. Esses jovens são a base para que as propostas do SL se fortaleçam e se estabeleçam de modo firme. Irei mostrar também, que o conceito de SL é anterior ao Linux, e que o Linux chegou onde chegou não só pela extrema qualidade técnica, mas também pelo desenvolvimento colaborativo e pela coesão da comunidade SL consciente.
Duração: 2h
Palestrante: Deyson Thomé
Estrutura necessária: Projetor ou Mural
Nível: Introdutório
  • ODF, o Padrão Aberto de Documentos
Tipo: Palestra
Resumo: Primeiro padrão para documentos de escritório editáveis aprovado por uma instituição de padronização independente. Na palestra será detalhado os principais problemas causados pela falta de interoperabilidade entre arquivos gerados por suítes de escritório e a importância do ODF, que possibilita de forma efetiva o armazenamento, recuperação e troca de informações com total independência de aplicativos ou plataformas operacionais utilizadas.
Duração: 1h
Palestrante: Eliane Domingos de Sousa
Estrutura necessária: Projetor
Nível: Introdutório

Técnicas/Segurança da Informação

  • Análise de Vulnerabilidades em Aplicações WEB
Tipo: Palestra
Resumo: Apresentação das principais vulnerabilidades em aplicações WEB existentes atualmente, baseado em um projeto livre chamado OWASP. Serão demonstradas técnicas de exploração com ferramentas livres, e como esse conhecimento pode ser utilizado em um teste de invasão.
Duração: 1h
Palestrante: Luiz Vieira
Estrutura necessária: Projetor
Nível: Intermediário
  • Android Forensics - The Hard Work
Tipo: Palestra
Resumo: Explicar como ocorre um procedimento de investigação forense, e as características específicas e particulares do sistema Android. Serão explicadas os métodos utilizados para realizar as aquisições de evidências, utilizando ferramentas livres, e como mantê-las à salvo de qualquer alteração.
Duração: 1h
Palestrante: Luiz Vieira
Estrutura necessária: Projetor
Nível: Introdutório
  • Sites WEB e suas falhas: quem poderá nos defender?
Tipo: Curso
Resumo: O objetivo da palestra é apresentar as principais tecnologias utilizadas na construção de sites na internet, e as principais falhas. As falhas serão apresentadas na teoria e prática, onde serão demonstrados as formas de exploração e como podemos corrigi-las. A ideologia do software livre e do conhecimento compartilhado será abordado aos serem apresentados dois projetos correlacionados: OWASP (Open Web Application Security Project) e Hacking-Lab. Algumas ferramentas serão apresentadas e explicaremos aos alunos como dar os primeiros passos no mundo da segurança da informação amparados pela ideologia dos projetos open source.
Duração: 2h
Instrutor: Luiz Vieira
Estrutura necessária: Laboratório (Virtual Box); Projetor; Internet;
Nível: Intermediário
  • Teste de Invasão com Software Livre
Tipo: Palestra
Resumo: Mostrar como é a metodologia utilizada para realizar um teste de invasão, explicando as diversas fases existentes nesse tipo de processo. Em cada fase também serão explicadas as ferramentas utilizadas, todas baseadas em software livre, e serão demonstradas as funcionalidade de algumas delas. Algumas vulnerabilidades serão abordadas, e a importância de se limitar o escopo desse tipo de procedimento.
Duração: 1h
Palestrante: Luiz Vieira
Estrutura necessária: Projetor
Nível: Intermediário

Técnicas/Aplicativos/Desktop

  • LibreOffice Writer e LibreOffice Calc
Tipo: Curso
Resumo: O objetivo deste curso é capacitar o aluno a realizar operações básicas de edição de documentos e planilhas na suíte de aplicativos LibreOffice, com foco aos aspectos comparativos relacionados a suíte Microsoft Office.
Duração: 4h
Instrutor(a): Eliane Domingos de Sousa
Estrutura necessária: Telão e projetor
Nível: Introdutório
  • Organizando ideias com mapas da mente no Freemind
Tipo: proposta de Palestra/Curso
Resumo: Mapas da mente são uma maneira antiga de organizar ideias. A proposta original veio da Inglaterra e o uso sugerido era em papel com canetas coloridas. Hoje em dia várias ferramentas estão disponíveis para a criação desses mapas, que são uma forma eficiente e interessante de organizar suas anotações, ideias, documentações e tudo mais que está na sua cabeça.
Duração: 1h
Palestrante/Instrutor: Cartola
Material: Página na Web exportada do Freemind
Nível: Introdutório
Histórico: Ministrada dentro de alguns outros cursos
  • The Document Foundation e o LibreOffice
Tipo: Palestra
Resumo: Desde sua criação em setembro de 2010, por ocasião do 10o aniversário do projeto OpenOffice.org a TDF amealhou um capital humano e intelectual notável para o desenvolvimento e promoção do software LibreOffice. Nesta palestra daremos números e informações que provam que a comunidade internacional acertou em criar uma entidade independente para o desenvolvimento do LibreOffice e mostraremos detalhes da evolução do software, bem como pistas sobre seu futuro brilhante que se desanuvia. A partir de agora, o BrOffice passa a se chamar LibreOffice no Brasil e explicaremos os motivos que levaram a essa mudança. Apresentaremos aos interessados como participar e colaborar com a Comunidade LibreOffice, através de documentação, tradução, palestras, treinamento, desenvolvimento, QA (Controle de Qualidade) e relatos de bugs.
Duração: 1h
Palestrante: Eliane Domingos de Sousa
Estrutura necessária: Projetor multimídia
Nível: Introdutório

Técnicas/Aplicativos/Multimídia

  • Edição de vídeos com kdenlive
Tipo: Palestra ou Curso
Resumo: A partir de tutoriais feitos para uma introdução à ferramenta o participante entenderá o funcionamento geral da ferramenta e será apresentado a algumas funcionalidades a partir de exemplos de uso. Em cursos mais longos ou feitos em etapas é possível propor a realização de trabalhos a partir de um tema e do uso de equipamentos pessoais, como câmeras de celulares por exemplo.
Duração: 1h (Palestra), 2h (Curso)
Palestrante: Cartola
Material: Tutorial sobre kdenlive
Nível: Introdutório
Histórico: Tecnojovem 2ºsem 2012 (Petrobras)
  • Cirurgia Plástica e Maquiagem Digital com o GIMP
Tipo: Palestra ou Curso
Resumo: A partir de tutoriais feitos principalmente para uma introdução ao GIMP e manipulação de fotos a palestra conduz o espectador por curiosas experiências que transformam algumas imagens. O material vai revelando as funcionalidades do editor a partir de exemplos de uso.
Resumo: A palestra é a manipulação ao vivo de uma foto de um voluntário, mostrando na prática as principais funcionalidades da ferramenta para iniciantes e alguns recursos mais avançados. Com as ferramentas apresentadas é possível fazer coisas como uma pessoa com quatro braços, lipo aspiração, rejuvenescimento, restauração de fotos antigas, adequação de luminosidade e cores, remoção de traços indesejados, clareamento dental, remoção de olhos vermelhos e o que mais sua imaginação inventar.
Duração: 1h
Palestrante: Cartola
Material: Tutorial GIMP - Editor de Imagens
Nível: Introdutório
Histórico: FISL 2015, Tecnojovem 2ºsem 2012 (Petrobras), AdolescenTI 2ºsem 2012 (Petrobras)
  • Fotografia Panorâmica 360x180º com Software Livre
Tipo: Palestra
Resumo: A fotografia panorâmica imersiva, mais recentemente chamada de Realidade Virtual (VR) é um produto que já é feito por profissionais da fotografia há quase duas décadas. Mesmo entre fotógrafos ainda é um tema relativamente desconhecido e complexo, sendo hoje muito difundido pelo Google Street View e câmeras VR. Veja na prática como é viável fazer esse tipo de imagem usando apenas software livre e chegando a resultados profissionais. Uma foto é tirada no local e finalizada, passando pelas principais dicas para conseguir alcançar um bom resultado.
Duração: 1h
Palestrante: Cartola
Material: Transparências em PDF
Nível: Introdutório
Histórico: 06/02/2012 no SINDPD-RJ, 14/02/2012 no SERPRO RJ, 18/08/2012 no Gnugraf 2012, 2013 no FISL 14
  • Fotografia Panorâmica 360x180º com Software Livre
Tipo: Curso
Resumo: A fotografia panorâmica imersiva, mais recentemente chamada de Realidade Virtual (VR) é um produto que já é feito por profissionais da fotografia há quase duas décadas. Mesmo entre fotógrafos ainda é um tema relativamente desconhecido e complexo, sendo hoje muito difundido pelo Google Street View e câmeras VR. Veja na prática como é viável fazer esse tipo de imagem usando apenas software livre e chegando a resultados profissionais. Uma foto é tirada no local e finalizada, passando pelas principais dicas para conseguir alcançar um bom resultado.
Duração: 4 a 16h
Instrutor: Cartola
Material: Tutorial Fotografia Panorâmica Imersiva 360x180° com Software Livre
Nível: Introdutório ao avançado
Histórico: 11/09/2011 no Gnugraf 2011, 21/10/2011 no Latinoware 2011, 18/08/2012 no Gnugraf 2012, 18 a 21/09/2012 no II Workshop de Produção Fulldome do Planetário do Rio

Técnicas/Sistemas Operacionais

  • Gerenciando Configurações com Ansible
Tipo: Palestra
Duração: 1h
Palestrante: Cartola
Material: ainda não disponível publicamente
Nível: Avançado
Público alvo: Administradores de sistemas, analistas de suporte
Histórico: 30/06/2018 na UFRRJ no BSDDay, out/2018 no Latinoware
  • Software Livre, Unix, Linux e FreeBSD (foco motivacional)
Tipo: Palestra
Duração: 1h
Palestrante: Cartola
Material: Página na Web
Nível: Introdutório
Público alvo: livre, pessoas com perfil técnico
Histórico: UFRRJ; outubro/2009 no CEFET Maria da Graça
  • Administração Unix com FreeBSD
Tipo: Curso
Duração: 24 a 40h presencial, 100 horas a distância (10 semanas)
Instrutor: Cartola
Material: FreeBSD Handbook, transparências diversas no ambiente do curso e outros materiais
Nível: Introdutório ao avançado
Histórico: turmas presenciais e a distância ministradas na OpenIT até 2006, turma a distância em 2008 pela RSA da Petrobras
  • Portando aplicações para o FreeBSD
Tipo: proposta de Palestra/Curso
Resumo: O sistema de ports do FreeBSD serviu de inspiração para vários outros sistemas, como o Gentoo Linux, OpenBSD, DragonFly, NetBSD e talvez outros. Ele permite que se instale uma aplicação tanto via pacotes binários quanto compilando o código fonte com fácil reconfiguração e adaptação a suas necessidades. Para isso, porém, é preciso que alguém já tenha criado o port. Aprenda a criar seu próprio port de aplicação e contribua para o sistema de ports do FreeBSD.
Duração: 4h?
Instrutor: Cartola
Material: a ser confeccionado em português ou em inglês
Nível: Avançado
Histórico: nunca ministrado, apenas experiência prática no assunto
  • O editor de textos vi/vim
Tipo: proposta de Curso
Resumo: O vi (leia-se "ví"-"ái") é o editor de textos padrão dos sistemas unix-like desde suas versões pré-históricas. Qualquer Unix com o qual você esbarrar terá lá um vi para seu uso. Apesar de seu modo esquisito de operação, muito estranho para os usuários num primeiro momento, e de sua curva de aprendizado longa, é um dos editores de texto simples (ascii) mais poderosos do mundo. O VIM (de vi improved) é seu sucessor, já sendo o padrão em várias distribuições de Linux e com muitas funcionalidades agregadas, como syntax highlight, gravação de macros e versões até para Windows. O curso introduz o aluno a esse editor, que inspira ódio ou amor naqueles que o conhecem.
Instrutor: Cartola
Material: Vim Book em português
Histórico: tópico abordado em cursos de FreeBSD
  • Expressões regulares
Tipo: Palestra/Curso
Resumo: As expressões regulares estão presentes em muitos sistemas, ferramentas, aplicações e linguagens de programação. Com elas podemos fazer verdadeiras mágicas com strings. Veja o que são e como elas funcionam em diversos ambientes e mude a maneira como você lida com strings. Muito útil para a administração cotidiana de sistemas *nix (sed, grep, vi, etc) e para programadores de várias linguagens (php, perl, python, ruby, VBScript, Java, etc).
Duração: 1h
Palestrante/Instrutor: Cartola
Material: Guia de Expressões Regulares
Histórico: tópico abordado em cursos de FreeBSD
  • Assembly para Linux
Tipo: Curso
Resumo: O curso tem como objetivo apresentar os fundamentos dessa linguagem de baixo nível, e como podemos trabalhar com o funcionamento da memória da CPU através da mesma. Serão apresentados, além dos fundamentos, exemplos de códigos maliciosos que podem afetar de maneira negativa um sistema, bem como a equivalência de códigos C em Assembly. O título do curso refere-se ao fato de que a sintaxe abordada será a AT&T, para sistemas Linux especificamente, utilizando o Gnu ASM.
Duração: 2h
Palestrante: Luiz Vieira
Estrutura necessária: Laboratório (Linux); Projetor;
Nível: Introdutório

Técnicas/Programação

  • Programando em PHP em três camadas
Tipo: proposta de Palestra/Curso
Resumo: O php é uma boa linguagem para iniciantes, tendo aprendizado e uso rápidos, mas pode levar a um código bem bagunçado. A ideia da palestra ou curso é mostrar como pode ser interessante organizar um pouco seu código utilizando bibliotecas prontas para acesso a banco de dados (ADODB) e de templates (Template Power ou outras). Seu código fica mais organizado e de quebra independente de banco de dados e com a facilidade de mudar a aparência sem mexer no código.
Duração: 4h?
Instrutor: Cartola
Material: a ser confeccionado com base em trabalhos executados
Nível: Avançado
Histórico: nunca ministrado, apenas experiência prática no assunto

Técnicas/Redes

Técnicas/Hardware

  • Introdução arduino e domótica
Tipo: palestra
Descrição: Se você não sabe o que é arduino é uma ótima oportunidade para você prototipar seus projetos com essa plaquinha de software e hardware livre \o/, mas você perguntaria o que eu posso fazer com ela? Meu caro amigo responderia... O céu é o limite!! Tem quem goste de controlar barco, outros amam criar robôs e tem uma turma que gosta de automação residencial: isso mesmo domótica. Vamos iniciar de com o famoso pisca led, mas só brincar com pisca led é pouco... então vamos controlar dispositivos 110v através dos 5v do arduino, gostou da programação? Sabia que sim, então conto com a sua presença!
Duração: 1h
Palestrante: Desireé Santos
Estrutura necessária: projetor
Material: Slides disponíveis no slideshare
Nível: Introdutório
Histórico: 18/10/2012 no Latinoware 2012, 12/11/2012 no SINDPD-RJ

Os Palestrantes

Cartola

Cartola.jpg

Engenheiro eletrônico pela UFRJ. Experiência com Unix, SL infra-estrutura, desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos. Organização da BSDCon Brasil (2003), criação da BSD em Revista e myfreebsd.com.br e cursos de FreeBSD. Fotografa desde 1985, construiu ampliadores, tripés, máquinas fotográficas caseiras. Faz panorâmicas desde 2002 tendo se especializado em 2010. Mantém um blog de fotos 360 e criou o PanoFórum.

Desireé Santos

Acadêmica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet/CEFET-RJ, enamorada por desenvolvimento de software, organiza curso e encontros de arduino no CEFET-RJ, além de participar ativamente do grupo de Arduino do Rio de Janeiro – http://www.arduinrio.com

Deyson Thomé

Academia da Força Aérea e SESAT (Análise de Sistemas - 1983). Usuário Linux desde 2000. Trabalhou 1 ano na NTT - Nippon Telegraph and Telephone Corporation, Japão - suporte para configuração de rede (modem e roteador) para o usuário estrangeiro. Cursos e experiência em: servidores Linux, LTSP, Redes, Ubuntu Certified Professional, Linux Network Engineer. Estudando: apoio político ao Software Livre e a incoerência de se ensinar software proprietário em escolas públicas usando recursos públicos.

Eliane Domingos

Eliane7.jpg

Empresária, trabalha com ferramentas opensource, prestando serviços de Consultoria e Treinamento, com especialidade nas ferramentas LibreOffice e Ubuntu. É membro da ALTA (Associação Libre de Tecnologias Abertas) e membro da TDF (The Document Foundation) mantenedora do LibreOffice. Colaboradora voluntária da Comunidade LibreOffice, Comunidade SL-RJ, Organizadora do Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ, Blog Seja Livre e fomentadora das tecnologias livres, compartilhando o conhecimento pelo Brasil em eventos de Software Livre. Apaixonada pela liberdade! Viva o mundo livre. Maiores informações: http://wiki.documentfoundation.org/User:Elianedomingos

Luiz Vieira

É especialista em segurança, e trabalha com Auditoria, Teste de Invasão e Forense Computacional. Atualmente desenvolve projetos na área de SI na Petrobras e é instrutor de cursos de segurança. Possui diversos artigos publicados em sites e revistas eletrônicas. É administrador da lista de discussão Exploits-Brasil. Ministrou diversos treinamentos para forças armadas (Marinha, Aeronáutica e Exército), órgãos públicos (Ministério Público Fed., TRE, TJ) e polícia civil (DICAT - Divisão de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia).

Regras gerais

Qualidade

Avaliação
  • O grupo deve definir
    • um formulário para a avaliação das palestras de modo a garantir uma boa qualidade geral
    • critérios para melhoria ou exclusão de palestras mal avaliadas continuadamente
    • como e quando aplicar, receber e registrar tais avaliações

Conduta e ética

Esse grupo não é uma organização formal, não fazendo sentido que alguém, exceto cada um individualmente, seja responsabilizado por eventuais condutas antiéticas, desrespeitosas, ilegais ou de qualquer natureza indesejável. Reclamações podem ser encaminhadas ao grupo, que decidirá, caso a caso, pelo descadastramento de possíveis palestrantes que incorram em atos desses tipos.

Funcionais

Material das palestras
  • As palestras cadastradas devem ter seu material disponível publicamente, seja referenciado aqui, seja hospedado aqui
  • Isso visa garantir:
    • que não estamos apoiando pirataria
    • que a palestra selecionada acontecerá, já que viabilizará que outro palestrante ministre em caso de indisponibilidade do original
    • que o solicitante saberá o que está solicitando
    • que o público saberá o que esperar da palestra, sintonizando expectativas e aumentando a chance de sucesso
Decisões gerais
  • O grupo deve decidir coletivamente sobre todas as questões, regras e modelos adotados
  • Cada participante, colaborador ou palestrante tem igual peso nas decisões
  • A decisão da maioria deve ser respeitada pelos indivíduos

Insumos

Registrados aqui encontram-se referências para sites, materiais e tudo mais que pode servir de inspiração ou insumo direto para novas palestras. Isso inclui palestras prontas sem apresentadores disponíveis.

Palestras prontas

Conceituais e ideológicos

A ideia

Um belo dia, depois de me oferecer para palestrar em uma escola tive uma ideia. Toda hora eventos abrem chamados para trabalhos ou outros vão "por baixo dos panos" buscando palestrantes. O pessoal de Software Livre tem muita ideologia e gosta de compartilhar e divulgar seus ideais. Por que não criar um pool de palestras e facilitar a vida de quem pode hospedar um evento dessa natureza?

A ideia então é criar um conjunto de palestras e palestrantes e oferecer a criação de eventos para possíveis interessados. A partir daí foi se desenvolvendo a formatação de um possível projeto, que tento descrever, pelo menos inicialmente, aqui.

Contatos

Possíveis instituições onde oferecer

  • CEFET Maracanã - Contatantes: Cartola, Gnugraf(?)
  • CEFET Maria da Graça - Contatantes: Cartola
  • Engenharia Eletrônica UFRJ - Contatantes: Cartola
  • UFRRJ - Contatantes: Cartola
  • UFF - Contatantes: Cartola
  • Entorno do Morro Dona Marta via CCMA: Cartola
  • CAP-UERJ - Contatantes: Cartola
  • CAP-UFRJ - Contatantes: Cartola

Instituições e grupos afins